A Trombose Venosa Profunda (TVP) é quando um coágulo entope uma veia profunda de um membro (geralmente panturrilha ou coxa), impedindo que o sangue circule adequadamente ao coração, o que a torna a causa principal de embolia pulmonar. Decorre de condições que comprometem o retorno venoso, acarretando disfunção ou lesão endotelial ou provocando hipercoagulabilidade.
A TVP pode ocorrer em pacientes ambulatoriais ou como uma complicação de cirurgia ou doença clínica importante. Em pacientes de alto risco internados, os trombos de veias profundas ocorrem, em sua maioria, nas veias de pequeno calibre da panturrilha, são assintomáticos e podem não ser detectados. Há maiores chances de ter uma trombose venosa profunda em pessoas com:
- Histórico de trombose anterior;
- Idade igual ou superior a 65 anos;
- Histórico de infarto, AVC, insuficiência cardíaca congestiva ou doença pulmonar;
- Diabetes;
- Que tiveram acidente grave com grandes ferimentos musculares e fratura de ossos;
- Que fizeram uma cirurgia que durou mais de 1 hora (especialmente cirurgia de artroplastia do joelho ou quadril);
- Em mulheres que fazem reposição hormonal com estrogênio.
Geralmente, o diagnóstico é feito a partir da avaliação dos sintomas e alguns exames de diagnóstico como ultrassom, angiografia ou tomografia computadorizada, que ajudam a localizar onde o coágulo se encontra. São sinais de suspeita:
- Dor repentina em uma das pernas que piora ao longo do tempo;
- Inchaço em uma das pernas, que vai aumentando;
- Vermelhidão intensa na perna afetada;
- Sensação de calor ao tocar na perna inchada;
- Dor ao tocar na perna;
- Pele da perna mais dura que o normal;
- Veias dilatadas e mais facilmente visíveis na perna;
- Febre de baixa intensidade de origem desconhecida.
O diagnóstico deve ser feito o quanto antes, por isso, é aconselhado ir ao hospital ou ao pronto-socorro sempre que surgir algum desses sinais. Sem tratamento adequado, a trombose venosa profunda nos membros inferiores tem 3% de risco de ser embolia pulmonar fatal; morte decorrente de trombose venosa profunda nos membros superiores é muito rara.
O tratamento normalmente é feito com anticoagulantes, uso de meias de compressão, mobilização precoce e elevação do membro inferior. A duração do tratamento é tipicamente de 3 ou 6 meses, dependendo da presença e natureza dos fatores de risco; alguns pacientes exigem tratamento ao longo da vida.
Ventosaterapia na DoctorFisio
A Ventosaterapia é uma prática terapêutica que envolve a aplicação de copos de vidro ou plástico na pele. Esses copos são usados para criar um vácuo, o que estimula a circulação sanguínea, libera tensões musculares e promove a cura.
Os benefícios do Pilates
O pilates é muito mais do que uma forma de exercício físico; é uma filosofia de movimento que promove equilíbrio, flexibilidade e força, enquanto fortalece a conexão entre corpo e mente.